Clareia... #57

 


Algumas vezes acontece da gente fazer uma foto que fica legal, mas parece "faltar alguma coisa". Na busca incansável pela luz que ofereça as melhores sombras, vez ou outra terminamos por esbarrar numa luz de sombra boa porém, que resulta numa foto escura.

Para quem usa programa de edição, qualquer que seja, as opções "brilho e contraste" formam o par perfeito para clarear a imagem. O problema aí é que, a depender de como vc usa a ferramenta, você pode acabar "queimando" a imagem, saturando demais e perdendo as cores originais.

Como vocês já sabem, eu uso Photoshop (CS5). E é nele que venho trazer uma dica que talvez lhe ajude a clarear uma imagem sem se embananar nas cores, principalmente se você é blogueira de moda e não pode sair por aí alterando as peças.

Pra começar, a foto original, feita com luz [Euphoria] Natural Light, é essa aqui:

De imediato NADA de mexer no brilho/ contraste. Existe uma opção no PS chamada Níveis, que, para fotos do SL, funciona melhor. Em geral, eu trabalho os valores de níveis de entrada assim: 8 a 10 / 125 - 130 / 255 (esse último eu não altero). Você pode abrir a janela de níveis através do Ctrl+L ou assim:

Valores usados nessa imagem:

Ok Tay, aí eu posso dispensar o brilho e o contraste? Sim amore, pode! Mas, se eu quiser usar a dupla que estou acostumada, eu posso? Sim amore, pode! A foto é sua, você pode tudo. Contudo, caso você altere o brilho e o contraste e, no final do trabalho, se arrependa achando que ficou muito distorcido, o que fazer? Alterar esses valores novamente? Refazer tudo? Nem pensar!

Ao invés de ir no Imagem > Ajustes > Brilho e Contraste, vamos adicionar a opção como uma máscara. Para isso, ative a janela de ajustes:

A janela é essa:
Pronto! Com ela, caso você analise que era melhor não ter usado brilho e imagem (ou qualquer outro ajuste), basta desativar a máscara. Como criar? Basta deixar a camada com a sua foto selecionada e clicar no primeiro "solzinho" da janela de ajustes.

Agora, o verdadeiro pulo do gato. A opção a seguir pode ser útil mesmo quando vc não precisa clarear a imagem, mas deseja dá um realce nas cores. É a Vibratilidade! Com esse ajuste vc pode dar mais vida a uma cor ou um detalhe sem distorcer a cor original. Para ativar é o mesmo esquema: deixa a camada da foto selecionada e clica no ícone do triângulo invertido (o primeiro da segunda linha) na janela ajustes. Cuidado ao trabalhar a saturação nesse momento, ela pode pôr tudo a perder.

Nosso resultado final é esse:

Para comparar o antes e o depois, veja:

Imagem mais clara sem prejuízo das cores.

É isso! Espero que tenham gostado ou que, o mais importante, essa dica sirva para inspirar você e seu trabalho.

Já ia esquecendo... o look da foto vai do FREE à 1L. Vamos aos links importantes:

Cabelo (Group Gift / Join FREE / Várias cores):
Kira na Fabia Mesh Hair

Vestido (L$1):
Carla Dress na M&M Marketplace

Sapatos (L$1):
Manson High Heels na Waldorf Design Marketplace

Bjs da Tay

Postar um comentário

0 Comentários