Filtro pra quem te quero! #41



Oieeee!!!

Rapaz... vou te contar... ser piriguete é um sucesso hauahauhauahauahau. Povo morreu de rir com as loucuras da piri e com o glamour da "traída". Só me faltou virar homem e mostrar o canalha da história. #FicaDica.

Voltando ao trabalho, deixemos o trio amoroso (nada de triângulo porque eu sou baiana, carnaval tá chegando e agora só penso em trio... o elétrico) de lado e vamos conferir uma coisa no SL que eu não sei até onde é novidade ou até onde é mais antigo que andar pra frente: FILTROS!

Importado direto do Instagram, o recurso permite que você aplique um filtro na sua fotenha e salve ela já prontinha. Eu andei fuçando ele hoje  e penso que, alguns filtros podem ficar mega interessantes em determinadas fotos, principalmente as temáticas. Outros, no entanto, não me agradaram muito, mas não vou abandoná-los até explorar melhor as opções.

Antes de começarmos, a foto sem filtro algum, sob a luz de sempre ([Euphoria] Natural High, com ponteiro perto do meio dia). Não há edição de brilho e contraste em nenhuma foto. As sombras estão serrilhadas, o que mostra que mesmo numa máquina bagaça como a minha, quando vc não pode extrair tudo de melhor dos gráficos, os filtros podem fazer a diferença.
Um filtro que achei pouco útil, por exemplo, foi esse aqui: Autocontrast. Não sei se em uma edição as cores ficariam "mais vivas" facilmente ou se meus óculos estão falhando já e o filtro aplicou uma diferença não notada só por mim. Enfim... acho que dele não há muito o que explorar.
O filtro Blow Highlights foi outro que eu não entendi bem para que veio. De fato a imagem fica mais clara do que a original, mas nada que se diga "Uau! Esse é o filtro da minha vida!". Talvez, assim como as luzes, esses filtros (Blow e Autocontrast) trabalhem pequenas diferenças que podem ser melhor exploradas em gráficos melhores.
O filtro Center Focus também joga no time de pequenas diferenças. Não sei se dá para captar nessas imagens, mas ele traz mais luz branca que o Autocontrast e menos luz branca que o Blow Highlights. Esses três primeiros filtros podem ajudar as blogueiras de moda porque, como não trazem nada que comprometa as cores das peças e mostram sutis diferenças de claro e escuro, podem ser aliados na hora de evitar edições em programas de imagem.
Se eu estava reclamando das pequenas diferenças, o Color Shift veio pra dizer: "assim tá bom, Tayga?". Eu não sei se sob outras luzes podemos obter outras cores além do verde. Ou seja, é um filtro a ser explorado. E onde usar isso? Onde vc quiser! É uma aposta minha para fotos tipo fantasy, meio estilo Avatar (onde tudo tinha tom de azul).
E se você quer mesmo é realçar as cores muito bem realçadinhas, o filtro Intense não é o Banco Itaú mas foi feito para você! Eu gostei do efeito boom de cores que ele traz. É um filtro para ser usado com cuidado porque, observe, ele meio que satura as cores: tanto o fundo da cadeira como a calça são "vendidos" como preto. Mas, ao jogar excessiva luz na imagem, vendo que o fundo da cadeira continua preto mas a calça segue para o azul. Para fotos particulares eu uso sem problemas (imaginando uma make bala sob esse filtro), mas, para fotos onde vc está mostrando uma peça o filtro pode ser um grande vilão.
O filtro Lens Flare traz, de forma mais intensa, o efeito Reflexo de Flash do Photoshop. Pode parecer loucura, mas esse filtro me remeteu a muita foto de praia do Instagram RL. Apesar de ser muito queimado de branco, eu acredito que um bom ângulo aliando a um bom figurino e um ambiente adequado pode fazer com que esse filtro lhe renda boas imagens.
Eu tô quase me convencendo que essa calça é azul escuro e só no vendor ela é preta.... Continuando, luz escura sempre me remete a foto gótica ou pós apocalíptica e com filtro não foi diferente. O Miniature traz um tom mais pesado que pode ser um coringa tanto para os estilos de foto que citei como também para fotos sexy, principalmente se o cenário conta com peças escuras e a modelo traz tons de vermelho. Vale a pena experimentar.
Bem, filtro Sépia é sempre filtro Sépia. Para fotos com ar antigo não tem filtro melhor. Mesmo quando você faz fotos preto e branco, o Sépia é algo que dá o tom de desgaste da imagem. O filtro cumpre o que promete (ser sépia).
O filtro Sharpen traz um leve ar de desenho. Eu não sei o termo correto para usar, mas observe os traços na cintura do avatar, nas pontas do cabelo e nos braços... Eu já imaginei uma foto com brinquedos, coisas coloridas e outras luzes que possam realçar esses contornos. Gostei.
Por fim, o filtro Spotlight, como o nome já diz, se trata de um holofote (e essa calça é, oficialmente, azul). Toda a luz é jogada no centro da imagem e tudo a volta parece não está muito em foco por conta desse jogo de luz. É um filtro interessante para diversos tipos de foto, inclusive fotos de perfil.
Bem amores, é isso. Espero que o post ajude vocês com aplicação de filtros. Esses são só alguns e você pode explorar os demais. Antes dos links importantes, duas observações:

1 - No dia 16/01/2015 (sábado) a Katien09 Erin estará promovendo o 3º Encontro de Gerenciamento de blogs para iniciantes. O tema será Fotografia e eu estarei lá dando meus palpites palestrando sobre o uso de luzes no SL (windlights é o nome correto - se eu escrevi certo - que eu tenho que aprender, com meu inglês de "ai lovi iu", a falar até o dia 16). Se tiver interesse em participar, por favor, clique AQUI e se inscreva.

2 - Eu comecei a escrever esse post na quinta-feira, dia 07/01 e só pude finalizar hoje (tava macumbando rl). Espero realmente que os gifts ainda sejam gifts.

Calça (no limite entre o preto e o azul)
January - Group Gift (adesão FREE) na Angelic Diva

Cabelo Group Gift com adesão FREE
Dreya (esse vem pack de tons pretos) na Pepe Hair

Cadeira Group Gift com adesão FREE
Bombed (vem com poses masculinas e femininas) na Nefarious Inventions 

IMPORTANTE: Falei falei e não disse onde encontrar os filtros... É aqui ó (eu só uso o Firestorm... não sei se tem essa opção no viewer oficial, deve ter):

Agora sim,

Bjs da Tay

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Eu testei filtros mas ainda prefiro fazer as fotos sem eles porque a depender de como vou editar a imagem eles podem atrapalhar. O serrilhado das sombras ali você pode resolver com o phototools que tem ferramentas de suavização. De todos os filtros que achei mais úteis para quem não tem paciência de editar ou um pc tão incrível são o Sépia, o Spotlight e o Miniature. Gostei muito do efeito deles nas fotos e a propósito, adorei o post!

    ResponderExcluir