TS #986 5 anos de Blogger (TEXTO)


Eu postei isso no Facebook no dia 06/01/2019. Leia e me diga se é atual:

Pensa no look - inicia o look - cata peça que falta no look - pede item para finalizar look - escolhe luz - ajeita sombra - print da tela - vai photoshop - edita - abre o blogger - arruma os itens do postagem - coloca foto - preenche os marcadores - ponhe título - publica - abre o flickr - upload - escreve o título novamente - vai no blog - copia  link - volta pro flickr - cola o link na descrição - escreve as tag's - marca o povo - ponhe nos grupos - publica - pega o link o flickr - volta pro blogger - edita postagem - insere link flickr na foto - atualiza - abre o facebook - abre a página - copia cabeçalho da postagem anterior - nova postagem - cola cabeçalho - cola link do blog - cola link do flickr - seleciona tudo e copia - publica - compartilha - vai em grupo do facebook - cola o que copiou - vai pro blogotex - login - identifica patrocinador - informa a postagem - volta pro facebook para fazer textão sobre a nada mole vida de blogueira - respira e pensa no próximo post.

Tirando a parte "insere link flickr na foto", que não faço mais desde que perdi uma conta lá e todos os links foram invalidados..... todo o resto é a mesma ladainha. E a gente já tá em 2024!

Eu vou pegar o gancho dessa trabalhega e perguntar uma coisa para você. De onde você olha, temos mais ou menos blogueiros hoje em comparação a cinco anos atrás?

Assim, para responder isso vc deve ter acompanhado a era dos bloggers dentro do SL. Desde os tempos remotos quando explodiu blogs e mais blogs cheios de dicas de free e dollarbie (esse termo eu nem vejo mais em uso.... são itens que custam até 10L), até o atual momento onde o foco são os lançamentos.

Perceba, eu tenho bagagem suficiente para desenhar uma linha do tempo todinha aqui para você sobre a jornada dos blogueiros SL, puxando lá do Fabulousy Free in SL, que surgiu em 2007 (e está pleno e online até os dias de hoje) e serviu de base para muita blogueira iniciante. Porém, para desenhar essa linha eu teria que, obrigatoriamente, citar alguns personagens que foram verdadeiros ícones nesse processo histórico. Acontece que eu sou pisciana! Eu rego as mágoas com lágrimas de rancor todos os dias de manhã. Daí, eu jamais sujaria meu blog citando determinadas pessoas que me deram dois tapas de filha da putisse no passado. Aí vc diz "Oh Tayga... tu vai deixar de apresentar um trabalho massa só por conta de dores do passado? Tu não superou?". Eu resposta vos digo: Vou! Superar eu superei. Mas, não esqueci.

Enfim, tratando a história de maneira superficial podemos citar 3 grandes momentos da era blogger:

1 - Tudo começou quando algumas pessoas se empenharam na missão de conseguir itens grátis para ter um av bonitão (considere av bonitão àqueles que usavam sapatos com brilho na ponta e correntes que brilhavam mais que o sol) e, à medida que iam encontrando, iam enviando as dicas para os contatos amigos ou para aqueles completos desconhecidos que chegavam no im's dessas pessoas (por indicação) querendo saber onde encontrar tal item de graça. Os caçadores de free então perceberam que era mais fácil compilar as dicas num espaço único que todos tivessem acesso. Assim nasceram os primeiros blogueiros BR do Second Life.

2 - Esse movimento de divulgar itens gratuitos gerava verdadeiras maravilhas de tráfegos nas lojas. Bastava um item ser fornecido gratuitamente para que os mapas fossem tomados de pontos verdes. O bom tráfego nas lojas fazia com que elas se destacassem no comércio crescente do SL. Lojistas atentos perceberam então que era um bom negócio presentear um blogueiro com um item novo (não free) para que ele, empolgado com o presente, publicasse o item no seu blog e chamasse atenção para aquela marca. Era uma conta de matemática simples: vc não paga nada pelo item, divulga ele e assim eu aumento meu tráfego. Como bom tráfego é um sinal de maiores possibilidades de venda, presentear blogueiros se torna, assim, um investimento e baixo custo. Agora preciso de um 2.1 antes de passar para o momento 3.

2.1 - Essa movimentação presente - divulgação fez explodir o quantitativo de bloggers no SL. Essa explosão foi a principal responsável pela, indiscutivelmente, maior treta boomerang (que vai e volta) da história desse metaverso: "Só é blogueiro para ganhar itens grátis". É SLmente impossível você nunca ter visto uma discussão sobre esse tema. De um lado, blogueiros enfurecidos por terem seu trabalho de divulgação completamente desvalorizado.... Do outro, pessoas cheias de referências de amigos lojistas que afirmavam terem sido enganados por alguns que se diziam blogger (pegavam os itens e não blogavam). Se vc fez sua conta no SL hoje, já vá correndo criar o Facebook do seu avatar.... saia disparando convites de amizades a torto e a direito e, em breve, ao menos um post sobre isso vc verá.

3 - Todo mundo sabe que antiguidade é posto e foi nessa pegada que blogueiros, bem estabelecidos no mercado, passaram a cobrar pela divulgação. Perceba, o fato de receber, gratuitamente, um item de uma marca, não priva o blogueiro de gastos e mais gastos para montar um único look. Sim, mesmo quando se bloga um evento e se tem um quarto de blogueiros totalmente a disposição, beira o impossível montar um look inteiro sem gastar um valor considerável. Além disso, é quase uma obrigação para um blogger ter os equipamentos "do momento". A gente ingressa nessa vida acreditando que basta uma head mesh e um body preferido para sustentar um blog. Não basta! Os patrocinadores vão enviando itens e mais itens para os novos equipamentos e a gente meio que começa a se sentir passado para trás. Claro que há pessoas que se recusam a comprar uma cabeça atrás da outra apenas para blogar. Acontece que essas pessoas não ganham dinheiro com seus blogs. Se você não sabe, agora fique sabendo, que foram com base nas alegações de alto custo de manutenção que há blogueiros que ganham um bom dinheiro para fazer divulgação. Sim amorecas! Além de enviar o item a marca paga, em lindens, valores dos mais variados para seus blogueiros. Pois é! A gente achando que blogueiro compra lindens.... Iludido é pior que doido.

Pronto! Após a análise profunda como uma poça d'água que fizemos para compreender a linha histórica dos bloggers, tente puxar da memória quem são seus blogueiros de referência, quem você viu começar, quem tinha legiões inteiras de fã, quem te ajudou quando vc chegou aqui, quem ninguém conhece mas vc não abre mão de acompanhar.... e responda: estão todos aqui, na ativa? 

Respondendo a essas perguntas você terá uma melhor percepção sobre o quantitativo de blogueiros dentro dos últimos cinco anos.

Além de todo contexto comercial, blogar, para mim, ainda é algo que gera um certo encantamento. O verdadeiro brincar de bonequinha ainda que isso não gere renda. Ao longo do tempo eu vi muito blogger bom desistir e muito blogger porcaria não vingar. Assim como vi também quem segue, chova ou faça sol, nessa vida de mostrar pra itens e mais itens para a comunidade SL. Dentro de 5 anos muito blogger surgiu e boa parte ficou na estrada. Alguns se reinventaram, outros cresceram e outros se mantiveram uma linha estável fazendo apenas pelo prazer de fazer (eu tô no terceiro time). Bem medido e bem pesado, de cinco anos para cá, nós podemos até ter menos blogueiros... mas, vamos admitir, eles estão cada vez mais profissionais. É ou não é?

Até a próxima!

Um xêro!


Blogueiro iniciante:

Cabeça (só tem as group gift): LeLUTKA Kris Head 3.1

Corpo (só esse e mais um): [LEGACY] Meshbody (m) Special Edition (1.6)

Skin (as de 60L): ROUGE - Gavin Skin.  BRABOS 

Cabelo (o mesmo em mais de 50 postagens): Black - Lucas Dreads. BRABOS

Brincos (repeat): iNeed [DISBELIEF][Swallow Gauged XL UNISEX]

Top (na promo): _deadsouls.Item("SUGAR", Top, Colors)

Calça (na promo): _deadsouls.Item("BIGEMPTY", Latex Neon)


Blogueira anos de estrada:

Cabeça (qual ela não tem?!): LeLUTKA Avalon Head 3.1

Corpo (tem um IML particular cheio deles): REBORN by eBODY v1.69.6

Skin / Shape face (patrocinada): metaHumano - MONICK - LELUTKA EVOX

Olhos (patrocinada): .sketch. NIGMA EYES Fatpack 

Cabelo (a quantidade desse item é impossível de identificar): tram M0608 hair / HUD-A

Brincos (repetido? sim! pq ela quis): LaGyo_Suprema Earrings (WEAR ME)

Tatuagem (patrocinada): Vibrance Back TaTToo - Color [CAROL G] | Blue Event (de 16/01 a 08/02)

Colan (aproveitando a promo): [VOZ] Buckle Up Bodysuit (Yellow)

Postar um comentário

0 Comentários