TS #947 O PBR E A DANNY FROES (Texto e Entrevista)

Bora falar da PBR? Bora!

Se você é daquelas que sofre por amor, deve estar pensando que vamos falar de...

Pobre Brasileira Romântica

Se você tá nem aí pro amor porque seu lance é a cachaça, já imaginou... eita....

Pinga Boa Retada

Se o seu ziriguidum é mesmo dançar, sua alegria vai é ver o

Puro Brasil Rebolativo

Agora que já alimentamos a 5ª série, vamos falar sério. Eu nem tinha ouvido a marola desse tal de PBR, até me deparar com esse post da Danny Fróes


Aí, eu abri a foto e achei que tinha muito brilho e nitidez para uma foto no viewer oficial (não que o viewer não seja capaz.... eu que nunca nem cheguei perto desse nível lá). Então, eu fui fuçar mais no perfil da Danny (e aqui vale o parênteses de informar que Danny Fróes é minha nova religião. Ela tá ligada em tudo e informa da zorra toda. Se você não seguiu, SIGA!) e foi aí que vi que tinha, realmente, um plus a mais. O tal do PBR Materials.

O Felipe Pearl (foi a Danny também que me mostrou o post dele), explicou bem o que é: 

Você já ouviu falar do PBR? É a sigla em inglês para Physically Based Rendering, ou seja, uma forma de renderizar gráficos que simula como a luz interage com os materiais no mundo real. Com o PBR, você pode criar objetos mais realistas, bonitos e imersivos no Second Life.

(Almirante Felipe Pearl no seu Facebook)

No site do Firestorm, que já disponibilizou a novidade em versão teste, tem um post sobre (leia AQUI). E, nos comentários da postagem, há críticas que afirmam que isso não é uma novidade no mundo dos games, debochando do fato da Linden Lab pegar coisas "antigas" e lançar como "novas". Eu vou mostrar o print dos comentários (traduzidos) apenas para ressaltar que tenho a informação e que vou, aqui, desconsidera-la completamente. Afinal, para mim (e para muitos) é uma super novidade. Isso vai poupar o seu tempo de vir me contar que "isso já existe" e, também, poupar o meu de te dizer que eu nem quero saber.

Prints retirados do site do Firestorm Viewer

Como Danny me apresentou a novidade (que ela já testou e aprovou), achei justo fazer um bate bola com ela sobre a visão dela acerca desse mundo novo para nós, blogueiras, residentes e lojistas. Vem que o papo foi show!

(Tayga) Considerando a constante busca dos blogueiros para entregar imagens cada vez mais realistas e/ou bem trabalhadas, você, como blogueira, acredita que o PBR fará você repensar a sua maneira de trabalhar ou mesmo a sua relação com o Second Life?
(Danny) O recurso vem para nos auxiliar  nessa entrega cada vez mais realista e limpa, sem a necessidade  de uma edição  externa, acredito que quando você  representa uma marca, o produto tem que ser ele como  exatamente é,  sem edições que o modifique, então  com isso acredito que essa atualização  veio para  ajudar principalmente  quem trabalha com fotografia  e filmagens no mundo,  e me  fez  também começar a utilizar mais o viewer oficial, pois  foi nele a minha primeira experiência  com o  PBR.


O PBR é uma ferramenta que nos mostra que ainda há o que desenvolver no Second Life. Como vc analisa essa afirmação? Algo que trará outras novidades ou apenas um suspiro de algo novo em uma plataforma estagnada?
Sim acredito que o visualizador   necessita  está  em evolução  constante, o PBR chega trazendo  um início de mudanças onde vamos poder nos sentir cada vez mais próximos da realidade,  e melhor, sem precisar de gráficos altos  no ultra para vivenciar a experiência,  acredito que é  só  o começo,  muita coisa ainda será apresentada e nos surpreenderá.

 
Toda mudança traz na bagagem um time de pessoas que não aceitam o novo. A pergunta é: o PBR será bem aceito pelos residentes? Por quê?
Sim acredito que a aceitação  será positiva, mas lógico que no início vai trazer alguns questionamentos, tudo o que é  novo  tem seu impacto, mas pelo que compartilhei nas minhas redes acho que 90%  dos que interagiram ali sentiram uma certa euforia com a novidade, e foram verificar com seus próprios  olhos a  atualização e isso é  maravilhoso, eu particularmente  estou encantada.

 
Sabemos que alguns bloggers possuem pouco conhecimento de ferramentas de edição como Photoshop, Gimp e outros, vc acredita que o PBR vem para que as edições deixem de ser necessárias e, com isso, esses bloggers possam oferecer um trabalho mais refinado?
Sim com toda certeza, e digo isso por experiência  própria, inclusive estava estudando muito a ferramenta do photoshop para poder trazer um trabalho cada vez melhor, porém  a chegada do PBR nos traz  uma expectativa de que   através dos recursos existentes  no próprio viewer podemos ter um resultado   mais refinado e menos editado, basta ajustar as iluminações  e recursos disponíveis ali mesmo dentro do mundo.
 
 
Deixa um recado para quem ainda não pensa em testar a novidade.
Gente, aproveitem a experiência, a atualização  é  bem simples e segura, é  surreal o gráfico,  a realidade que ele nos traz é  sem palavras então o que eu tenho a dizer é... permita- se, seja curioso,  e acompanhe as atualizações que esse nosso universo de possibilidades  nos permite.
 
 
É isso aí bebês! Até aqui já temos material suficiente para que a gente tenha entendido um pouco mais sobre o PBR e seus maravilhosos reflexos dentro do metaverso. Agora, vamos ver as diferenças na prática? Vamos lá.

Meu pc é mediano. Numa escala de café com leite onde café é um pc bala e leite é um pc peba, o meu computador é 70% leite e 30% café. Eu fiz as imagens abaixo sob a luz Midday 1.
 

E no avatar? PBR melhora, piora ou não faz diferença? As fotos abaixo foram feitas sob a luz Phototools Dream Book Light, com azimuth e elevation ajustados igualmente. Aqui não há edição. Tirem suas própria conclusões.

 
As configurações de gráficos foram essas:


Bom, por hora é isso. Acredito que a postagem reuniu boas informações sobre o tema, mas nada impede vc de ir buscar mais sobre o assunto até sanar toda sua curiosidade.

Links de download:
 
Firestorm:

Viewer oficial: 


Links com mais informações:

Firestorm: 

SL Oficial: 


Se testar a novidade.... vem aqui me contar se gostou.

Um xêro!
 

Cabeça: GENUS Project - Genus Head - Strong Face W001 - v2.0

Corpo: -Belleza- Gen.X - Curvy PREMIUM

Skin: ! #tres beau x genus project - annie skin (17)

Cabelo: TRUTH VIP Bliss

Tatuagem: Mariah Butterfly - Chest TaTToo  [CAROL G] | Uber Event (25/08 a 22/09)

Brincos: Bowtique - Fruit Slice Earrings

Roupa: #SHOOSH - Dianne Top & Romper | The Sales Room / 50L$ - 75L$ (de 25/08 a 31/08)

Postar um comentário

0 Comentários