TS #884 O Ex-Sucesso da Gatinha (TEXTO)

 

Sim.... eu vou falar de novo da Catwa e vou explicar pq estou insistindo nessa conversa.

Eu já falei AQUI um pouco sobre a linha do tempo que elevou a Lelutka ao tempo que a Catwa simplesmente sumiu.

Perceba, estou falando de uma grande marca. A Catwa passou um bom tempo estável no mercado. Se você dedicar um tempinho ao marketplace da loja, e visualizar os produtos do mais antigos para os mais novos, você verá cabelos, produtos iniciais da marca, que fizeram um enorme sucesso entre nós. Então, estamos falando de uma marca que há muito conhece o mercado do SL.

Outro dia, eu vi um post (Facebook) da talentosa Toxxic Rhiannyr, criadora de identidades visuais fantásticas, onde ela dizia, basicamente, que se o designer/ lojista não estiver disposto a mudar, a tentar, a renovar, a mexer aqui e ali, tudo será mais difícil para ele. Ela ainda explicou que grandes marcas vivem testando infinitas coisas até entender o que dá mais certo e o que, simplesmente, não funciona 

A Catwa ficou completamente esquecida por quase dois anos e parece que, durante esse tempo, a marca ignorou completamente o mercado, sem nem ao menos acompanhá-lo. Primeiro, ela queimou a largada na Skin Fair (que embora tenha perdido o glamour de ser um evento de lançamento de novos equipamentos... ainda é a Skin Fair), barateando seu lançamento 4 dias após a abertura da feira, em uma clara jogada não planejada. Se ela tivesse alimentando nossas expectativas antes da abertura da feira e, na véspera, anunciasse aos quatro ventos o lançamento com preço promocional.... todo mundo ia querer conferir o que tá rolando. E, mesmo que houvessem reclamações por não haver nada de grande novidade na head, o nome Catwa ia tá na boca do povo... sempre há quem saia em defesa.

A ação de baratear a head lançada na feira foi fruto da decisão de reduzir todos os preços, de maneira permanente, das head. Gente... um item de alta qualidade.... com preço reduzido.... e ninguém tá louco comprando? Ninguém fala disso? O que é que há? O que tá acontecendo? Hum.... já falamos que o fato de ter poucos (quase nada) itens novos para a HDPRO impactou, nitidamente, nos movimentos de ida à loja ou ao stand da Catwa na Skin Fair. Tá aí para todo mundo ver que, apenas vender mais barato, ignorando completamente o que lhe cerca, não é garantia de bons ventos.

Bancando a egípcia de maneira mais plena, Catwa se mostra inconformada com o próprio marketing fracassado e insiste, de novo, em apenas lançar mais uma promoção e colocou a HDPRO Opal por menos de L$2000 na loja e no marketplace. Como assim? Gatinha, você não tá percebendo que essa jogada está falhando miseravelmente? Você não está disposta a tentar uma nova jogada? Já tá planejando uma ação com grandes marcas de skin e make para seus produtos? Você leu comentários nas suas próprias postagens (Facebook) onde clientes e lojistas estão sugerindo que você também pegue o caminho do mapa da EvoX? Você quer voltar pra corrida montada num pangaré chamado Pague Menos.... ao invés de um sangue puro chamado Boas Parcerias?

Além disso, depois de tanto tempo sumida do mercado, o que as HDPRO de hoje tem que as Bento de 2018/2019 não tinham? Você não acompanhou o esforço que a Belleza fez com o tal do X e como as pessoas lamentaram perceber que o corpo não tinha nenhuma grande novidade como o Kupra ou o Reborn? Leiam esse comentário (o print eu fiz no dia 25/03/2023) sobre a Catwa HDPRO Opal (o lançamento mais recente): 


Em tradução livre (Google Tradutor): Esperava mais evolução, depois de tanto tempo sem atualizações. Considero-o um Produto Mínimo Viável. A pele oferecida na embalagem não auxilia o produto. Se você tem uma Catya, ainda não é hora de trocá-la.

A head Catya, citada no comentário, é um produto de 2016.... nem HDPRO é. A última resenha dela no marketplace é 5 estrelas, e foi feita em 2022. Olha a referência que a marca criou.

O problema é que parece que a marca está agarrada ao sucesso que já passou, que já foi. Como se todo o reboliço do passado fosse o suficiente para os holofotes se voltarem para a marca agora. Não é assim que funciona. As coisas mudam, o sangue se renova. Para se manter na crista da onda (isso é tão anos 90) é preciso estar atento ao que o público quer.... como chamar atenção da galera.

E porque eu tô aqui, de novo, sinalizando coisas que nem são cruciais para que eu siga minha vida de blogueira? Porque eu já fui lojista. Pq eu conheço muitas pessoas queridas que são lojistas. Eu amaria ter me dedicado para transformar minha loja em um grande sucesso, com toda a pesquisa de mercado que estudo no SL. Infelizmente, sozinha, sem tempo para estar no SL para criar e divulgar, eu tive que sair de cena. Porém, escrevo aqui numa tentativa de colaborar para que vc, amigo designer, possa olhar para sua marca de uma maneira mais profissional e se atente a quem também está batendo cabeça.... o que está dando certo e o que, claramente, não está.

E isso. Eu comprei a Opal... eu quero ver até onde a Catwa vai se permanecer imutável na sua tentativa de estar no topo novamente. Não é minha marca preferida, já falei isso. Mas é sim uma grande marca e tem gás e talento suficiente para fazer a gente enlouquecer com seus lançamentos.

É isso. Vou continuar acompanhando a trajetória. Bora comigo?

Até a próxima!


Cabeça/ Skin/ Piercing: CATWA HDPRO Opal

Cabelo: no.match_ ~ NO_ZEN ~ Pack of BROWNS

Make/ Olhos:  Lempika - Pack Black CATWA

Brincos: e.marie // Veronica Earrings - Silvers

Tatuagem: Suicide Gurls - Asami Unisex Tattoo 2.0

Top e Saia: TECHNOFOLK_Against Outfit_001.

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